Skip to content

Sobre o Projeto

O MICROBOOST responde à necessidade do setor de aquacultura de melhorar a robustez imunológica dos peixes pelo uso de espécies de microalgas que produzem compostos bioativos imunomoduladores.

Atividade 1

Produção de microalgas
As melhores estirpes de microalgas são selecionadas, e a sua produção é otimizada desde o laboratório até à escala industrial. A acumulação de metabolitos alvo será avaliada ao longo do processo, para afinar as condições de cultivo que potenciam o valor da biomassa de cada microalga selecionada.

Atividade 2

Biorrefinaria
A biorrefinaria de metabolitos bioativos, nomeadamente β-glucanos e polissacáridos sulfatados, permitirá também a valorização de outras frações. A investigação nesta área permite avançar com métodos sustentáveis de processamento de biomassa microalgal.

Atividade 3

Bioatividade e validação
Esta atividade tem como objetivo verificar os efeitos imunomoduladores das microalgas e ajustar a formulação de forma a garantir a bioatividade ao longo do processo de desenvolvimento do produto e a sua aplicação, validando desde modelos celulares até diferentes espécies de peixe.

Atividade 4

Formulação e demonstração
As formulações dos novos produtos terão em conta os dados obtidos previamente, de forma a 1) validar os dados em ambiente industrial teste, com um agente patogénico e 2) avaliar globalmente o custo-benefício dos produtos a lançar (TEA, LCA).

Atividade 5

Gestão e Disseminação
Esta atividade é dedicada à partilha de conhecimento entre os parceiros e divulgação dos resultados alcançados ao longo de todo o projeto.