Skip to content

Parceiros

O consórcio Microboost é composto pelas empresas portuguesas: Allmicroalgae e SPAROS, bem como por Institutos de Investigação, nomeadamente o Ciimar e o laboratório colaborativo dedicado à investigação industrial em algas, Green CoLAB. Há também dois parceiros noruegueses: o Norwegian Institute for Water Research (NIVA) e a Universidade de Bergen. O projeto está alicerçado sobre a estreita colaboração estabelecida entre institutos científicos e organizações ligadas à indústria, o que garante e promove a transição da investigação fundamental para o negócio nas áreas da Biotecnologia Azul, beneficiando explicitamente os setores de microalgas e aquacultura.

ALLMICROALGAE, Pataias, Portugal

A Allmicroalgae é líder no cultivo de microalgas há anos. Diferentes espécies de microalgas são cultivadas para fornecer uma variedade de nutrientes e outros compostos bioativos. Painéis planos e fotobiorreatores tubulares são usados para produção autotrófica, enquanto o crescimento de microalgas heterotróficas ocorre em fermentadores, atendendo às necessidades da empresa para rápida produção de inóculos de elevada qualidade. A Allmicro mantém um departamento de I&D que envolve vários projetos nacionais e europeus e trabalha com mais de 30 instituições nacionais e 50 internacionais em áreas como engenharia, nutrição animal e humana, produção animal, farmacêutica, cosmética, genética e microbiologia, entre outras.

NIVA, Oslo, Norway

O NIVA é o principal instituto da Noruega dedicado a investigação básica e aplicada, quer marinha, quer de água doce. O NIVA aposta na multidisciplinaridade, com um amplo leque científico que inclui áreas ambientais, climáticas e relacionadas com a gestão de recursos. A Norwegian Culture Collection of Algae é membra da World Federation for Culture Collections (WFCC) e da European Culture Collections Organization, e fornece ao NIVA acesso exclusivo a mais de 2.000 estirpes de microalgas (ECCO). Além disso, como plataforma de testes piloto, o NIVA construiu uma nova instalação de investigação e desenvolvimento de algas (até 10.000 L de volume de cultivo, em Solbergstrand). O grupo dedicado a microalgas usará o exclusivo biobanco de células para fornecer suporte técnico no cultivo de microalgas, bem como em soluções para várias solicitações de I&D. No MICROBOOST, a NIVA é responsável pela seleção e valorização de novas estirpes, cultivo piloto, bem como pelo controlo de qualidade adequado para a produção de biomassa.

SPAROS, Olhão, Portugal

A SPAROS é uma PME orientada para a tecnologia e focada na criação de novos produtos e soluções nutricionais personalizadas para o mercado da aquacultura. Combina uma sólida formação científica em nutrição de peixes e aquacultura com uma plataforma flexível de tecnologia de rações em escala piloto. Nos últimos anos, a SPAROS tem-se empenhado num esforço de I&D, incluindo o desenvolvimento de ferramentas para estudos mecanísticos e tecnologias ómicas para prever o desempenho biológico de peixes bem como a utilização de alimentos em vários cenários nutricionais e ambientais. Esse esforço resultou na comercialização de rações dirigidas aos mercados de aquacultura (Hatchery Feeds), biomédico (ZEBRAFEED) e ornamental (AQUATICA). Em projetos H2020 e nacionais, a SPAROS testou ingredientes e formulações alternativas orientadas para a sustentabilidade (incluindo biomassas e extratos de algas) para rações aquáticas, com avaliação da imunocompetência e melhoria da resistência ao stress, dos peixes. É por isso que a SPAROS lidera a formulação de rações funcionais, a sua fabricação e otimização para as diferentes espécies, bem como participa na avaliação de parâmetros fisiológicos e da análise integrativa de dados multi-ómicos.

GREEN COLAB, Faro, Portugal

O Green CoLab é uma organização privada sem fins lucrativos que serve como uma plataforma colaborativa entre a investigação e a indústria. A sua estratégia de investigação e inovação baseia-se na exploração de macro e microalgas como componentes necessários para as indústrias de alimentos, rações, nutracêuticos, bioenergia, águas residuais e cosméticos. O CoLab é constituído por um centro de investigação (CCMAR), um laboratório nacional (LNEG), uma universidade (UAveiro) e quatro empresas: ALLMICROALGAE, NECTON, ALGAPLUS e SPAROS. O objetivo deste consórcio é promover a I&D no cultivo de algas e no processamento da biomassa algal, com o objetivo final de gerar um portefólio de novos produtos e serviços comerciais para os parceiros industriais. A equipa do CoLab tem experiência em todas as fases da produção de algas, desde laboratório até a produção em larga escala, desde o aumento de escala até à produção industrial, colheita e comercialização. As linhas de investigação do CoLab cobrem a maioria das áreas de biotecnologia de algas propostas no projeto MICROBOOST, como otimização de estirpes para obter biocompostos alvo e caracterização de biomassa de algas.

CIIMAR

O CIIMAR reúne uma equipa multidisciplinar e altamente qualificada para trabalhar na vanguarda do conhecimento e da inovação, com a missão de promover a investigação transdisciplinar, o desenvolvimento tecnológico e a formação, e contribuindo assim para o avanço do conhecimento científico e para a sustentabilidade dos ambientes marinhos e costeiros.Os domínios de investigação do CIIMAR incluem MUDANÇAS GLOBAIS E SERVIÇOS DE ECOSSISTEMAS, AQUACULTURA E QUALIDADE DE PRODUTOS MARINHOS e BIOTECNOLOGIA MARINHA, todos abordando desafios económicos e sociais críticos e contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para isso, esta instituição está fortemente envolvida em parcerias, redes de centros de investigação, indústria, e envolvimento do público geral e alfabetização. O MICROBOOST contará com a experiência da equipa CIIMAR principalmente no que toca a respostas imunitárias de peixes e resistência a doenças.

BERGEN UNIVERSITY, Bergen, Norway

A University of Bergen (UiB) é uma universidade jovem, moderna e internacional, que promove a investigação de ponta em várias áreas, que abrangem três sectores estratégicos: investigação marinha, clima e transição energética e desafios globais. Contribui também para a sociedade com uma educação de excelência, cooperação interdisciplinar, disseminação do conhecimento e inovação. A Universidade está envolvida nos programas-quadro da União Europeia para investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação. Foi designada como uma Infraestrutura de Investigação Europeia e um Local de Ensino em Investigação em vários ramos científicos. O Sea Lice Research Center (SLRC) é um dos grupos de investigação acolhidos pelo Departamento de Ciências Biológicas da UiB, e tornou-se líder mundial na investigação de piolhos do mar, tendo uma forte experiência em colaboração com várias empresas industriais. O SLRC desenvolveu procedimentos experimentais de última geração para conduzir experiências com piolho do salmão e parasitas semelhantes, estando envolvido em estudos relacionados ao desenvolvimento e avaliação clínica de novos medicamentos antipiolhos do mar, ensaios clínicos com vacinas promissoras e validação de ingredientes de rações. O SLRC possui as competências e a infraestrutura para conduzir as tarefas propostas no projeto MICROBOOST.