Microboost
Microalgas promotoras da saúde dos peixes via suplementos para aquacultura
No Microboost, a investigação é direcionada para a funcionalidade das microalgas e para a sua produção e processamento, de forma a melhor entender a sua bioatividade na performance da resposta imunitária do peixe. O projeto propõe levar quatro novos produtos até ao mercado, baseados em biomassa e suplementos bioativos para alimentação de peixes, promovendo a sua produtividade, resposta a doença e reduzindo perdas económicas.
No MICROBOOST o trabalho estará focado em duas microalgas promissoras:Nannochloropsis sp. e Euglena gracilis.
Nannochloropsis sp. são já utilizadas para alimentar larvas de peixes e rotíferos em maternidades de aquacultura marinha. Para além do seu valor nutricional, são conhecidas pelos seus compostos bioativos, com propriedades antioxidantes, anti-virais, e anti-bacterianas, pelo que têm oferecem potencial no desenvolvimento de produtos terapêuticos inovadores.
Euglena gracilis é uma microalga de água doce que cresce também em heterotrofia. É cultivada e utilizada para nutrição humana, uma vez que consegue atingir elevado conteúdo em proteína, com cerca de 70% de peso seco. Esta espécie sintetiza β-1,3-glucanos, o paramylon ou paramilo, que é muito utilizado no mercado dos nutracêuticos. Tem vindo a despertar interesse também relativamente ao seu potencial imuno-estimulante e anti-oxidante.
Formulações para aquacultura baseadas em microalgas podem melhorar a performance e resposta imunitária dos peixes, reduzindo a necessidade de usar antibióticos profiláticos, e contribuir para a imunização dos peixes em fase juvenil, quando a vacinação ainda não é possível.
Contacte-nos
Allmicroalgae – Natural Products S. A.
Rua 25 de Abril s/n Pataias 2445-413 Portugal